quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012


    Agora é com o papai!
O homem está participando cada vez mais da criação dos filhos


       Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, em 2008, o perfil do homem brasileiro mudou!  O homem moderno está envolvido cada vez mais nas tarefas da casa, e nos cuidados com os filhos. De acordo com a pesquisa, cerca de 50% dos casados sentem-se capazes de cuidar da casa e dos filhos sozinhos e 90% dizem ser tão atuantes na educação das crianças quanto as mães.

Hoje não é de se estranhar ver um homem carregando o bebê e a sacola, levando o filho ao consultório pediátrico e até ao parque para um passeio. Com o estilo de vida que a mulher leva atualmente, o homem tem que cada vez mais se desdobrar para manter o equilíbrio no lar.

Para a psicóloga Talita Castor, esse comportamento em nada diminui ou interfere na masculinidade. Ela diz que o avanço da mulher no mercado de trabalho influenciou uma maior participação masculina na criação dos filhos e nas tarefas domésticas, mas o que motivou essa mudança no padrão masculino foi a mídia. “Além da necessidade de inserção do homem nas atividades do lar, a mídia também influenciou na mudança do perfil masculino. Houve uma difusão muito grande nas mídias e essa nova geração já assimilou esse novo modelo espontaneamente”, esclarece.

Podemos comprovar que o número de pais que dividem os cuidados com os filhos e participam ativamente da vida deles, hoje, é uma realidade. Jefferson Pereira, que é pai de primeira viagem, conta que está bem adaptado a sua nova rotina e se diz muito feliz com a chegada do pequeno Nicollas, de apensa 2 meses. “Já me acostumei a levantar de madrugada para ajudar a Laís a trocar o bebê. Antes de dormir organizo tudo que vou precisar na mesinha ao lado da cama para facilitar”, revela o Auxiliar Administrativo. Laís Pereira, esposa do Jefersson, diz que não está surpresa com o auxílio prestado pelo paizão. “Ele sempre foi cuidadoso, ainda na barriga conversava muito com o bebê e já falava que ia ajudar a cuidar dele. Não tenho do que reclamar ele me ajuda muito”, confessa a jovem mamãe.

Diego Tavares é outro exemplo dessa tendência. Pai de Miguel, 2, e da pequena Tarsila, de 4 meses, acha prazeroso ajudar nos cuidados com os filhos, além de considerar isto importante para estreitar os laços com os pequenos. Ele conta que desde a gravidez manteve um relacionamento muito próximo com eles. Lembra também que quando o Miguel nasceu ele se dispôs a trancar até a faculdade, isso para ter mais tempo e acompanhar de perto o crescimento do menino.
Hoje ele está ajudando nos cuidados da pequena Tarsila, agora mais seguro participa ativamente dos cuidados com ela. A esposa de Diego, Úrsula Tavares, confirma que ele é um excelente pai. “Ele é muito paciente e amoroso com as crianças. Sempre me ajudou muito desde a troca de fraldas até na hora de colocá-los na cama. Tem dias que só o Diego consegue colocar a Tarsila para dormir”, revela.

Satisfação Feminina
         As mulheres apóiam essa mudança. Esse novo perfil masculino oferece aos filhos um ambiente familiar mais estruturado e com menos interferência de terceiros já que, na ausência da mãe, o pai se faz presente em diversas ocasiões.

No lar atual, a figura paterna não é mais aquela de homens que trabalhavam fora e, quando chegavam em casa, só descansavam para o dia seguinte. Assim como a mulher, eles chegam após o trabalho e continuam sua jornada, agora com os filhos, seja ensinando a tarefa escolar, cuidando deles enquanto a mãe trabalha ou apenas brincando com eles para estreitar os laços afetivos.

Essa mudança do comportamento masculino não foi algo que aconteceu de repente. “Esse processo pelo qual o homem vem passando ao longo das décadas foi mudando gradativamente, e hoje o padrão do homem tornou-se participativo e sensível. Essa nova geração de homens incorporou bem esse papel e o faz com prazer. Se há algumas décadas atrás, esse comportamento era inimaginável, hoje eles assumem essa responsabilidade e até gostam”, garante a psicologia Talita Castor. 

Ela acrescenta ainda que essa dedicação dos pais aos filhos foi uma maneira de possibilitar que as mulheres continuassem no mercado de trabalho, e assim aumentassem a renda familiar, dividindo também as responsabilidades financeiras do casal.


3 comentários:

  1. Com esse corre-corre da vida, os papais têm mesmo que dar conta do recado, também! Boa matéria!! continui escrevendo, que nós mamãe e futuras mamães adoramos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria!Sei q sou suspeita de falar, mas ficou show!parabénsssss!bjão!

    ResponderExcluir