quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Qual a melhor idade para ser mãe?
Estudo, carreira e sucesso, tornaram-se prioridade na vida da mulher moderna. A maternidade ficou em segundo plano, mas atenção para melhor idade para engravidar.

Atualmente as mulheres vêm adiando a maternidade. O papel da mulher na sociedade moderna mudou e agora, além de esposa e mãe, ela também busca a inclusão no mercado de trabalho e a qualificação, visando um cargo melhor. Essa realidade teve influência no número de filhos e também na idade em que a mulher torna-se mãe.

O obstetra Artime Costa alerta sobre a fase em que a mulher deve engravidar. Ele diz que o melhor é antes do 35 anos, pois o avanço da idade pode trazer complicações para a gestante e para o bebê. “A diabetes gestacional, hipertensão arterial,  abortos espontâneos, e até possíveis alterações fetais, geralmente cromossômicas, ocorrem em mulheres com mais idade”, explica. Isto porque os óvulos envelhecem junto com a mulher. Na prática, há tanto uma diminuição na qualidade desse óvulo quanto na capacidade de ele ser fecundado.

Para os especialistas, a idade é a maior inimiga da mulher. Mesmo ovulando normalmente, mulheres acima dos 40 anos começam a ter dificuldade de engravidar. Porém, o avanço da medicina continua a auxiliar as que tardam a gestação: técnicas de reprodução assistida aumentam as chances de uma mulher com mais idade ter uma gestação tranquila e um bebê saudável.

Aline Aragão confirma que a busca pela carreira profissional foi prioridade em sua vida. Ela conta que a mãe dela, aos 20, já tinha três filhos e com a idade de Aline hoje, 30, já havia feito laqueadura após o quinto bebê. Mas após conseguir suas metas pessoais e com pouco mais de 11 meses que subiu ao altar, o desejo de tornar-se mãe aumenta a cada dia.

“Quero ser mãe! Quero sentir na pele a realização de ser mulher, pois diferente de quando tinha vinte, acredito que a mulher só é plena quando se torna mãe. Quero planejar a minha gravidez e até 2014, quero estar com pelo menos dois bebês”, revela Aline.


 E a vida profissional?

Para além das questões de saúde, a maior barreira encontrada pela maioria das mulheres é conciliar a carreira que lutou muito para conseguir com o papel de mãe. Quem já é mãe sabe que um bebê requer bastante atenção. Quem está planejando tornar-se mãe pensa nas barreiras que irá encontrar ao longo do caminho. Mas quando a mulher está decidida em sua escolha, logo aparecem respostas e soluções.

Rachel Oliveira, 34, sabe bem o que é isso. Depois de casada mudou-se com o marido para São Paulo, onde fez graduação e vários cursos. Hoje, com quase 11 anos de casamento, está grávida pela terceira vez. Ela deu uma pausa na carreira para dedicar-se exclusivamente à família. Mãe de duas meninas (Júlia, 4, e Sophia, 2) e esperando a terceira para o fim de outubro, ela conta que ser mãe mudou muitas coisas em sua vida.

“Entendo que é impossível conciliar a criação dos filhos da forma como acredito ser a correta tendo que me dividir entre casa e trabalhar fora. Decidi ficar em casa e poder acompanhar de perto todo o desenvolvimento e crescimento de minhas filhas para poder, mais na frente, ter a certeza de que fiz tudo que estava ao meu alcance e dei o meu melhor. Para isso é preciso ter consciência de que muitas coisas devem mudar como, por exemplo, o padrão de vida, lidar com o preconceito das pessoas, e até mesmo o nosso”, expõe.

Já Adriana Marques, que é mãe de Victor Hugo, um garoto de 10 anos, diz que foi mãe muito jovem, aos 20. Agora com 30, pensa em ter mais um bebê, mas primeiro vai se dedicar a alavancar sua carreira profissional. “Diante dos avanços da ciência acho que a questão idade já não é tão importante, o acompanhamento que é feito ajuda a solucionar problemas que possam prejudicar o bebê e a mãe”, defende.

Para Adriana não adianta ter um bebê e não poder acompanhar seu desenvolvimento, dar educação e carinho. Trabalhando e estudando não sobraria tempo para o filho que já tem entendimento da situação. Segundo ela, se fosse ter um bebê dentro dos próximos cinco anos, não teria tempo para acompanhá-lo como fez com o primeiro.

A jovem jornalista Aline Aragão diz que pensa muito em como será sua rotina com uma criança para cuidar e ter que dar conta de sua vida profissional. "Confesso que tenho medo e um milhão de dúvidas. Mas acho que está na hora. Trinta é a idade do sucesso, seja no amor, no trabalho e, por que não, na maternidade", finaliza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário