quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


Higiene bucal começa no peito

    

Você já deve ter se perguntado: Qual a idade certa para levar o bebê ao dentista? Ou quando começo a fazer a limpeza da pequena boquinha?

Fomos descobrir estas e outras respostas, para deixar você mamãe por dentro desta importante parte de higienização, e para deixar a boquinha do seu bebê sempre limpinha.

Segundo a Drª. Mara Barreto, odontopediatra e coordenadora da clínica odontológica para bebês da Universidade Tiradentes (UNIT), a limpeza da boca do bebê deve ser realizada desde as primeiras semanas de vida. Ela alerta que quanto mais cedo se inicia a higienização, mais adaptado a rotina o bebê ficará.

Ela explica que com a ponta da fralda ou uma gaze de algodão e água filtrada é possível deixar a boca do bebê limpa e longe de possíveis bactérias, causadas pelos resíduos de leite e saliva. E lembra que muitas mães descuidam na hora de limpar a parte interna da boca, bochechas e gengivas, concentrando-se apenas na língua.

“O ideal é que a gaze seja envolvida no dedo indicador, umedecida na água, e a mamãe passe delicadamente em toda boca. Principalmente após as mamadas”, recomenda à especialista.

Conforme o bebê vai crescendo surgem os primeiros dentinhos, e é nessa fase que também começa a transição da amamentação exclusiva para introdução de novos alimentos. Por volta do 6° mês, a odontopediatra recomenda que seja introduzida a dedeira de silicone ou escova de dente, dependendo da quantidade de dentinhos que a criança possua.



Evitando a Cárie de Mamadeira  

  A odontopediatra conta que é muito importante a orientação durante a gestação, para que a mamãe possa adequar seus hábitos alimentares, já que a formação dos dentinhos do bebê ocorre ainda no ventre materno. E alerta para o aleitamento materno exclusivo ate o sexto mês do bebê, como garantia de um desenvolvimento saudável em todas as áreas, inclusive no desenvolvimento facial.

“Na clínica damos todas as orientações, oferecemos palestras para as gestantes e mães com bebês, além de tratarmos bebês que já apresentam a chamada cárie de mamadeira. A cárie de mamadeira é uma condição que pode destruir os dentes do bebê ou da criança. Sua causa está ligada á ingestão constante de líquidos doces, por longos períodos, sem a realização adequada da higiene bucal”, explica.

A mamãe Luciene Santana diz que levou sua filha Melissa de apenas dois anos e meio, porque ela tem a chamada cárie de mamadeira. Ela conta que a menina mamava durante toda a noite, e não era realizada a limpeza entre as mamadas. A odondopediatra esclarece que muitas mães desconhecem que a lactose, composição do leite, é um tipo de açúcar, e por isso devem adotar o hábito da limpeza mesmo durante a noite.

 É importante lembrar que os cuidados com a higiene bucal do bebê devem ser adotados antes mesmo do aparecimento do primeiro dentinho, assim ele estará melhor adaptado, quanto ao hábito da escovação nos primeiros anos de vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário