quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aprenda a realiza a limpeza da boca de seu bebê de acordo com a idade
    
Quem já não viu uma criança aos berros na hora de escovar os dentinhos? As mães ficam desesperadas e muitas vezes deixam de realizar a tarefa para tranqüilidade voltar a reinar. Mas tudo isso pode ser evitado, se desde pequeno a mamãe cultivar o hábito de limpeza da pequena boquinha essa tarefa será prazerosa e divertida.
Acompanhe como se deve realizar a limpeza da boca do bebê de acordo com a idade e quantidade de dentinhos:

Recém-nascido até o sexto mês

Com a ponta de uma fralda ou gaze, envolva o dedo indicador e molhe em água filtrada. Passe delicadamente a fralda pelas gengivas, bochechas e língua. A limpeza deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia. Mesmo que o bebê tenha uma alimentação exclusiva com leite materno. Esse procedimento evita os chamados "sapinhos" e prepara o bebê para as fases seguintes, criando um hábito de cuidados com sua boquinha.


Sexto mês até possuir mais de quatro dentes

Por volta do sexto mês nascem os primeiros dentinhos e nesse período a fralda ou gaze é substituída pela dedeira de silicone. A ponta da dedeira é semelhante a cerdas de escova dental. Com a dedeira introduzida no dedo indicador, molhe-a na água filtrada e efetue a limpeza. Agora enfatize os dentinhos, converse com seu bebê dizendo que está limpando o dente e que vai ficar branquinho, se desejar cante uma música no momento da higiene. Repita o processo principalmente após a última refeição.

Com mais de quatro dentes (entre o 8° e o 12° mês)

Cada criança se desenvolve num ritmo diferente. Mas quando ela possuir mais de quatro dentes, independente da idade, é hora de introduzir a escova dental. Fique atenta na hora da compra, escolha escovas com a cabeça arredondada e de preferência que o material seja de silicone. Observe na embalagem a faixa etária recomendada pelo fabricante, alguns recomendam conforme a quantidade de dentinhos.

A escova deve ser molhada em água filtrada e delicadamente passada sobre os dentinhos do bebê, feita a escovação, deixe-o brincar com a escova. Mas fique muito atenta para não causar acidentes, como cair com a escova na boca. Sempre supervisione a criança.


“A melhor maneira de escovar os dentes dos pequenos é fazendo movimentos circulares ou ondulados em toda superfície do dente”
Dos 12 meses aos 24 meses;

Se todas as etapas foram realizadas, seu bebê certamente já estará habituado quanto aos cuidados com sua boquinha. Nessa etapa começa a introdução do gel dental. Mas atenção! Porque o gel dental deve ser sem flúor, procure por um creme dental específico para bebês, que possa ser ingerido.

Nesse período comece a escovar seus dentes na presença da criança, ensine-a o ato de cuspir o creme dental. Quando for a vez dela, incentive-a para que cuspa o gel dental. Escove todos os dentes da criança e depois passe a escova para ela ir aprendendo como escovar.

 A melhor maneira de escovar os dentes dos pequenos é fazendo movimentos circulares ou ondulados em toda superfície do dente, principalmente onde o dente encontra a gengiva. Use pouco creme dental, e assim que seu pequeno aprender a cuspir troque para o gel dental para um que possua flúor. Ah! Não esqueça de levar seu pequeno com regularidade ao Odontopediatra!



Um comentário:

  1. Lais querida, ví no facebook o endereço do teu blog e resolví olhar. Tá lindo, delicado, um mimo. Estou seguindo e vou relacioná-lo no meu. Abração e parabéns.

    ResponderExcluir